Confira no post acima os riscos à saúde e as formas de exposição dos profissionais envolvidos nos processos de manipulação de quimioterápicos.
No trabalho: Trabalhadores envolvidos na produção industrial, no armazenamento, no transporte, no processo de manipulação e administração, no descarte dos resíduos, na limpeza e na manutenção de equipamentos e na limpeza do ambiente.
No ambiente: A principal fonte de contaminação é o descarte inadequado de quimioterápicos com validade expirada e os resíduos contidos nas embalagens utilizadas em unidades hospitalares ou clínicas de oncologia.
Profissionais da saúde: Os profissionais de saúde são o grupo mais exposto a esses medicamentos e, por isso, podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento de agravos a saúde.
Efeitos crônicos: Infertilidade Abortos espontâneos, Mal formações congênitas, Leucemia mielóide aguda, Câncer de bexiga, Câncer de pulmão.
O manuseio de forma correta, por profissional habilitado, equipamentos e estruturas adequadas, evitam exposições e riscos à saúde.
Saiba mais em nosso site https://www.oncologmedicamentos.com.br/hotsite/manipulacao