Os medicamentos injetáveis são administrados por injeção e indicados por médicos para atender diferentes necessidades dos pacientes.
Quem tem interesse em saber mais sobre medicamentos injetáveis precisa ter como premissa que a qualidade da produção é requisito para fazer uso seguro dessa forma farmacêutica, além das orientações médicas.
Para que servem os medicamentos injetáveis?
São medicamentos indicados para:
- pacientes que não possuem trato gastrointestinal intacto ou funcional;
- ter efeito farmacológico mais rápido;
- quando o medicamento é degradado ou não absorvido pela via oral;
- ter proposta terapêutica garantida — melhor absorção e efeito mais rápido;
- quando o paciente possui dificuldade de uso de muitas cápsulas;
- para uma rápida correção de fluidos, eletrólitos e balanços nutricionais.
Como os medicamentos injetáveis são aplicados?
A aplicação dos medicamentos injetáveis, como o nome sugere, é feita com injeções. Diante disso, o medicamento pode ser aplicado de formas diferentes, que variam conforme o local da aplicação.
Quem pode solicitar medicamentos injetáveis?
Para as aplicações endovenosas e soroterapia, somente médicos estão autorizados a prescrever. Além disso, as soroterapias só podem ser administradas em clínicas autorizadas pelos órgãos regulamentadores, e é extremamente importante que seja aplicada por uma equipe capacitada para realizar o procedimento. Assim, o médico garante a segurança e o conforto dos pacientes.
Já para aplicações intramusculares, subcutâneas e intradérmicas, os medicamentos injetáveis podem ser solicitados com prescrições de outros profissionais da saúde.
#oncologmedicamentos #medicamentosespeciais #oncologia #farmacia #farmaciaoncolog #saude #medicina #medicamentos #drogaria #bemestar #farmaceutica #farmaceutico