


O que é faz o Oncologista Veterinário?

Como ingerir um medicamento corretamente

O que se deve fazer antes de tomar um remédio?

Qual a diferença entre medicamentos de referência, genéricos e similares?

Os genéricos são vendidos somente no Brasil
MITO: A implantação da lei dos genéricos no Brasil proporcionou condições para a implantação de um modelo em consonância com normas adotadas pela Organização Mundial da Saúde, em Países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.Os Estados Unidos e muitos países da Europa já adotam políticas semelhantes há décadas. EUA, Japão e Europa representam cerca de 60% do mercado mundial de genéricos.

Na maioria das vezes, o medicamento genérico é mais caro do que o de marca
MITO: O preço do medicamento genérico é menor, pois os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam realizar todas as pesquisas que são realizadas quando se desenvolve um medicamento inovador, visto que suas características são as mesmas do medicamento de referência com o qual são comparados.

Eu posso trocar um medicamento de marca por um genérico?

Não é preciso de receita médica para comprar genérico
MITO: É o médico que deve prescrever o medicamento pela denominação genérica. O profissional tem importante papel para o sucesso da política de medicamentos genéricos no país. Por isso, sempre que possível, o médico deve receitar medicamentos pelo nome do princípio ativo. E nuca utilize qualquer medicamento sem a devida orientação e prescrição médica.

O medicamento genérico é confiável ?
Sim, os medicamentos genéricos possuem a mesma qualidade dos medicamentos de referência (também chamados de medicamento original ou de marca), visto que são realizados testes de equivalência farmacêutica e terapêutica, de biodisponibilidade e bioequivalência (quando houver justificativa para tal), previamente à concessão do registro pela Anvisa.