Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei nº 11.930/2009 é uma campanha de fundamental importância para conscientizar a população sobre a doação e o transplante de medula. Doar é simples e pode ser a diferença entre a vida e a morte para os pacientes que aguardam pela oportunidade de fazer o procedimento.
O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico.
Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas).
Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.
Para que se realize o transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada.
A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e do receptor, chamados de exames de histocompatibilidade.
Com base nas leis da genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%, enquanto que, entre indivíduos não aparentados, é, em média, de 1 em 100 mil.
De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), há 5.429.638 de doadores cadastrados para um número médio de 650 pacientes em busca de doador não aparentado.
🔵 Oncolog Medicamentos Especiais
📲 Fones: (11) 4780-3781 (11) 95777-0001
📧 Email: contato@oncologmedicamentos.com.br
🌐 Site: www.oncologmedicamentos.com.br
#oncologmedicamentos #medicamentosespeciais #oncologia
#medulaossea