Não utilize medicamentos sem orientação médica

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências mais graves do que se imagina.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada, pois o uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microrganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Orientações também importantes a saber:
– verifique sempre o prazo de validade dos medicamentos antes de usá-los;
– não use medicamentos com embalagens estragadas, sem rótulo ou bula;
– não utilize a mesma receita médica mais de uma vez, pois um medicamento que foi usado antigamente pode não ser o correto hoje;
– não compre medicamentos que foram indicados por vizinhos ou amigos; FALE PRIMEIRO COM SEU MÉDICO;
– não misture medicamentos sem a devida orientação;
– ao comprar um medicamento peça informações sobre possíveis reações indesejáveis;
– só use medicamentos com orientação de seu médico;
– se apresentar algum sintoma diferente ao tomar um medicamento, procure seu médico;
– siga sempre as orientações do médico quanto ao modo de usar e a dosagem;
– bebês, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem tomar medicamentos sem orientação médica;
– evite consumir bebidas alcoólicas quando estiver fazendo uso de medicamentos.
A Oncolog Medicamentos Especiais atua em conformidade às normas e leis que regem a atuação em nosso ramo e ainda conta com a ATENÇÃO FARMACÊUTICA em todos os seus processos para garantir a integridade e eficácia do medicamento e principalmente a saúde de nossos clientes

Deixe um comentário