Manipulação dos antineoplásicos

A manipulação dos antineoplásicos deve obedecer critérios de biossegurança dispostos na legislação sanitária em vigor.
Exige que o profissional possua perfil multidisciplinar, com conhecimentos de administração e habilidade para coordenação e liderança.
É imprescindível possuir competência para atuação na manipulação de antineoplásicos, devendo contar com um farmacêutico para a realização de manipulação de quimioterápicos.
Ele exerce atividades de extrema importância que envolvem a qualidade e a segurança do paciente e vários processos de utilização do medicamento.
Após a manipulação, deve assegurar-se o adequado preenchimento do rótulo de cada dose manipulada, verificando a exatidão das informações contidas na prescrição médica.
A saber:
– nome do paciente,
– número do leito,
– registro hospitalar,
– identificação do médico prescritor,
– identificação do farmacêutico responsável pela manipulação,
– volume total,
– dose de cada componente adicionado,
– data e hora da manipulação,
– recomendações de uso,
– validade,
– condições de armazenamento,
– transporte e administração.

E quando a bolsa da quimioterapia antineoplásica se encontra pronta, o farmacêutico, deverá realizar análises que garantam ausência de partículas e confirmação da dose manipulada, oferecendo segurança ao tratamento, visando preservar as características físico-químicas e microbiológicas do produto manipulado.
A esterilidade do produto deverá ser garantida pelo farmacêutico, para isso é necessário que a farmácia estabeleça um Sistema de Garantia de Qualidade que incorpore as Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos Estéreis.
O farmacêutico oncológico é um profissional muito dinâmico, e sua atuação é primordial na assistência, compondo a Equipe Multidisciplinar de Oncologia (EMTA).
A Oncolog Medicamentos Especiais atua com profissionais Farmacêuticos Especializados em Oncologia para garantir a qualidade e a segurança de nossa manipulação.
Compromisso e responsabilidade com nossos clientes e pacientes.

Deixe um comentário