Oncologia Pet

O câncer é uma doença multifatorial e pode acometer várias partes do corpo do paciente.

📍Pode apresentar sintomas variados como: perda de peso, vomito ou diarreia crônicas, feridas que não cicatrizam, cansaço fácil, tosse, convulsões dentre outros.
📍O câncer é uma das principais causas de mortalidade em cães e gatos.
📍Sintomas;
Os sintomas vão depender da localização do tumor e do tipo de tumor.
📍Coceira e vermelhidão podem ser comuns nos tumores cutâneos como mastocitoma (é um dos tumores de pele mais frequentes nos cães).
📍Vômitos e diarreias são comuns em tumores do sistema gastrointestinal.
📍A dificuldade respiratória pode acontecer nos tumores de narinas (assim como secreção nasal) e pulmão.
📍Secreções oculares ou nasais poderão ocorrer nos tumores de crânio.
📍Outros sintomas;
Como convulsões, perda de peso, tremores, muita dor nos membros e ossos, desequilíbrio, engasgos, alterações na pelagem e na pele, alterações de comportamento, aumento dos testículos, dificuldade de defecar ou de urinar, sangue na urina, aumento de volume do abdome entre muitos outros sintomas pode estar relacionados a diversos tipos de tumores que acometem cães e gatos.
📍Exames;
A consulta com o especialista em oncologia é necessária para uma primeira avaliação, quando poderão sugerir a realização de alguns exames.
📍Tratamentos;
O tratamento oncológico incluirá uma série de procedimentos, que normalmente incluem cirurgias para remoções de tumores, quimioterapia, radioterapia, crio cirurgia, controle de dor e de desconforto, entre outros.
📍Dependendo do diagnóstico existe um prognóstico e uma terapia indicada e, muitas vezes, o tratamento inclui a associação de outras técnicas.

Deixe um comentário