Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

No dia 20 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo.
A data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool trazem, não só ao organismo como também a sociedade.
A dependência química (drogas lícitas ou ilícitas) é caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença.
O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.
No Brasil, estudos mostram que o aumento do consumo de álcool, entre outras drogas, tem se agravado no contexto da pandemia do COVID-19.
tratamentos pode ser realizados na rede pública de saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Pronto Atendimento em Saúde Mental – PASM.

Deixe um comentário